Dores comuns após cirurgia do Ligamento Cruzado Anterior
Postado em: 10/05/2024
A ausência do ligamento cruzado anterior (LCA) após sua lesão costuma gerar instabilidade no joelho, ou seja, a pessoa fica com a sensação do joelho estar “solto”, e acaba sofrendo novas torções em determinadas ocasiões. A ocorrência de novas torções leva a novas lesões associadas, como lesões dos meniscos e lesões de cartilagem, e com isso o joelho tende a “desgastar” antes do que deveria, ou seja, evolui para o que chamamos de artrose.
O intuito da cirurgia é reestabelecer a estabilidade do joelho, portanto está indicada para aqueles que apresentam instabilidade no dia a dia ou para aqueles que pretendem realizar atividades esportivas de risco. Logo indivíduos jovens, a tendência é operar, e indivíduos mais velhos, com baixa demanda, que não apresentam instabilidade no dia a dia, o tratamento sem cirurgia costuma ser o suficiente.
Após a cirurgia do ligamento cruzado anterior, realizada por artroscopia atualmente, alguns sintomas são frequentes.
Inicialmente, nas primeiras duas semanas, é comum o joelho ficar inchado. O inchaço pode causar desconforto e dor, principalmente para realizar a flexão do joelho, sensação de queimação na parte da frente e na parte posterior. Com o passar dos dias esse inchaço regride, e tais sintomas desaparecem. Para ganhar movimento nas primeiras semanas, é comum dor ou desconforto, que melhora ao passo que o movimento é retomado.
Para andar, geralmente o paciente utiliza muletas por 1 a 2 semanas. Neste período, andar pode incomodar, pelo fato de a cirurgia ser recente.
Na região da incisão para retirar o enxerto, é comum alteração da sensibilidade na parte lateral à incisão. Tal sintoma melhora aos poucos ao longo dos primeiros meses após a cirurgia.
Outra queixa comum é dor na região da retirada dos tendões flexores quando estes são utilizados. É uma dor semelhante a uma lesão muscular, na parte posterior da coxa (atrás), no terço médio (no meio da coxa). Hematoma nessa região também é frequente.
Outra possibilidade de dor é na frente do joelho, pois após a cirurgia pode ocorrer uma inibição do quadríceps, resultando em perda de força. Esta perda de força pode gerar um desequilíbrio no mecanismo extensor gerando dor na articulação patelofemoral. Esta dor se resolve ao passo que a força é retomada na reabilitação.
🔴 Está gostando do conteúdo? Clique no link e se inscreva no canal: http://bit.ly/YoutubeDrLuiz
📞 Agende uma Consulta
WhatsApp: http://bit.ly/ConsultaDrLuiz
👉 Área de atuação:
Lesões de ligamentos do joelho, lesões meniscais, cartilagem, condromalácia, artrose, prótese de joelho, instabilidade da patela.
Consultório: 944707006 – Campo Belo – São Paulo – SP
Instituto Salute: 970568157 – Jardim Paulista – São Paulo – SP
✔️ Gostou deste vídeo?
—————————-
💬 Deixe seu comentário
➕ Compartilhe com seus amigos
👣 me siga nas redes sociais
—————————-
☑️ Contatos:
➡️ Site: https://www.drluizgabriel.com.br
➡️ WhatsApp: https://bit.ly/ContatoDrLuizGabriel
✅ Instagram: https://bit.ly/InstagramDrLuizGabriel
✅ Facebook: https://bit.ly/FacebookDrLuizGabriel