Uma lesão ligamentar na articulação do joelho está diretamente ligada a traumas e mecanismos torcionais. Entre os ligamentos mais lesados desta articulação destacam-se o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e o Ligamento Colateral Medial (LCM).
As lesões também podem ser divididas em graus. O primeiro grau envolve entorses sem instabilidade; o segundo, entorse com instabilidade leve detectável; o terceiro, ruptura completa do ligamento associado.
Lesões do Tendão Quadriceptal e Patelar
Estes tipos de tendões sofrem lesões normalmente quando já possuem previamente algum processo inflamatório e/ou degenerativo. A dor é localizada na região anterior do joelho (na frente), com posterior edema volumoso e hematoma.
Estrutura de colágeno que conecta o fêmur na tíbia, com a função de auxiliar na estabilidade do joelho, não permitindo que a tíbia se anteriorize. Suas lesões estão associadas a torções.
Assim como o LCA, também é uma estrutura de colágeno que conecta o fêmur na tíbia, com a função de auxiliar na estabilidade do joelho. Contudo, ele evita que a tíbia se posteriorize. A lesão, geralmente, é por trauma direto.
Ligamento encontrado na parte medial (interna) do joelho, estabilizador para evitar que o joelho valgize ("vá para dentro"). As lesões estão associadas, principalmente à prática de esportes.
Complexo ligamentar que conecta o fêmur à tíbia e fíbula, na região lateral (externa) do joelho, com a função de auxiliar na estabilidade, principalmente em movimentos de rotação.