Cuidados antes da cirurgia:
O ideal no momento da cirurgia é que o joelho tenha boa mobilidade, sem edema (inchaço) volumoso. Além disso, quanto melhor a condição da musculatura do membro antes da cirurgia, melhor será a recuperação após a mesma. Por este motivo, é interessante, porém não fundamental, um trabalho de fortalecimento com fisioterapeuta ou em academia, dependendo do paciente. Pacientes com perda de mobilidade após a lesão devem realizar trabalho de ganho de mobilidade com fisioterapia antes da cirurgia.
- Dia anterior à cirurgia: É necessário jejum de 8 horas para alimentos e líquidos. Água pode ser ingerida até 4 horas antes, depois não mais. É indicado evitar ingestão de alimentos muito pesados na noite anterior, como feijoada, carne gordurosa em grande quantidade, e evitar bebidas alcoólicas. É proibido o uso de drogas na semana anterior à cirurgia por risco de interações com os anestésicos usados no momento da cirurgia. A internação pode ser no dia da cirurgia, 3 horas antes, ou no dia anterior, dependendo do Hospital.
- Levar ao Hospital: Documento pessoal (CNH ou RG), carteirinha do plano de saúde e exames pré-operatórios (exames de sangue, radiografias, ressonância magnética, etc.). Muletas podem ser levadas ou adquiridas após a cirurgia, pois no hospital será realizada fisioterapia com treino de marcha com muletas, e a equipe de fisioterapia dos Hospitais tem muletas e andadores disponíveis para utilizar no momento do treino de marcha. Imobilizador de joelho longo (cruromaleolar) é necessário logo após a cirurgia, portanto é interessante levá-lo. A maioria dos hospitais tem este tipo de imobilizador no centro cirúrgico, porém em algumas situações não são autorizados pelo plano de saúde, e são cobrados. Não é necessário nenhum tipo de carta de internação, apenas o documento pessoal.
- Medicações de uso contínuo (hipertensão, diabetes, tireóide, colesterol…) devem ser utilizadas normalmente. Outros medicamentos, devem ser discutidos com o médico previamente se devem ser descontinuados ou não. Limpeza do membro e retirada dos pelos são realizadas na sala cirúrgica imediatamente antes da cirurgia ou no quarto de internação pela equipe de enfermagem.