Pode praticar esporte com artrose no joelho?
Postado em: 05/10/2022
As articulações do nosso corpo possuem um líquido para lubrificá-las, o líquido sinovial. E entre os ossos, temos a cartilagem, uma estrutura de colágeno. O desgaste desta cartilagem, de maneira difusa, consiste no que chamamos de artrose.
A artrose é uma alteração frequente na população brasileira, e pode se apresentar em graus diferentes. A dor de cada pessoa também pode variar: alguns indivíduos com pouca artrose podem se queixar de dor intensa, enquanto outros com artrose avançada, às vezes, sentem pouca dor.
As causas da artrose são diversas, mas basicamente são divididas em artrose primária ou secundária. A primária é aquela que não identificamos causa, a articulação simplesmente desgasta. O envelhecimento natural é um exemplo de artrose primária. Já a secundária, existe uma causa, como infecções na articulação, fraturas ou doenças reumáticas.
Quem tem dor por conta da artrose necessita realizar exercícios regulares para fortalecer os músculos, melhorar a estabilidade da articulação e diminuir a sobrecarga na mesma e aí sim, se livrar da dor. Além disso, controlar o peso é fundamental para evitar o surgimento ou progressão da artrose.
Portanto, realizar atividade física para fortalecer os músculos e treinar o equilíbrio, como exercícios de musculação, treinamento funcional, pilates, hidroginástica são essenciais para pacientes com artrose. O importante é que a pessoa aprenda exercícios relacionados ao seu problema, e os realize de forma regular.
Você sente dores nas articulações? Faça uma avaliação completa com o Dr. Luiz Gabriel Guglielmetti, especialista em Joelho.