Onde dói quando rompe o menisco?
Postado em: 13/02/2023
Os meniscos são estruturas fibrocartilaginosas em formato de meia lua. Em cada joelho existem dois meniscos, localizados entre o fêmur e a tíbia. Eles têm a função de amortecer o impacto e estabilizar o joelho.
Quando ocorre o rompimento de um menisco, os principais sinais são dor intensa, estalos, travamento, sensação de instabilidade e inchaço. A dor tende a ser na linha da articulação: do lado interno (menisco medial) ou do lado externo (menisco lateral). Ou seja, varia de acordo com o menisco lesionado.
Existem vários tipos de lesões meniscais e, dependendo do local da lesão, exigem um tratamento específico. É possível tratá-las com medicamentos, fisioterapia, repouso e até cirurgia. Em geral, a cirurgia para essas lesões são feitas por artroscopia, uma técnica minimamente invasiva realizada através de pequenas incisões e vídeo.
Entre os tipos de lesões podemos citar as longitudinais verticais, horizontais e degenerativas. As lesões traumáticas são relacionadas a torções durante atividades esportivas e estão associadas a lesões de ligamentos.
Já as lesões degenerativas podem ocorrer em virtude de agachamentos ou entorses leves, que passam despercebidos, pois a dor inicia após o evento, e não no momento da lesão, tornando difícil definir quando a lesão aconteceu.
Cada caso deve ser avaliado individualmente para a melhor decisão de tratamento. Faça uma avaliação com o Dr. Luiz Gabriel Guglielmetti, especialista em Joelho.