HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta: das 7h30 às 19h30
(11) 94470-7006
Brooklin
(11) 97056-8157
Jardim Paulistano

Alternativas à cirurgia: abordando o LCA sem intervenção cirúrgica

Postado em: 13/05/2024

O Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é muito importante para estabilizar o joelho em movimentos de mudança de direção. Sua ausência frequentemente torna o joelho instável, e a pessoa passa a sofrer torções de repetição no joelho, lesionando outras estruturas, como meniscos e cartilagem. 

Este ligamento rompe em torções do joelho, ocasionadas em situações acidentais como pisadas em buracos, escorregões em piso liso, quedas de bicicletas, motos e skates. Também ocorre durante atividades esportivas por trauma direto ou por fadiga muscular, a exemplo de final de partidas quando o indivíduo já está cansado, e acaba torcendo o joelho por falta de força da musculatura para estabilizar a articulação em determinado movimento.

Opções de tratamento

O tratamento pode ser não cirúrgico ou cirúrgico. Porém, em praticantes de modalidades esportivas que realizam mudanças de direção, geralmente o tratamento é cirúrgico.

Quando optado pelo tratamento não cirúrgico, o fundamental é preparar a musculatura e a propriocepção (equilíbrio inconsciente) dos membros inferiores para as atividades que costuma praticar. Esse tratamento é realizado inicialmente com fisioterapia, na qual serão realizados diversos exercícios de fortalecimento para equilibrar a articulação do joelho e protegê-la. Além do fortalecimento e equilíbrio muscular, diversos exercícios de treino de propriocepção serão utilizados. 

Quando o indivíduo estiver com a força e o equilíbrio adequados, testes podem ser realizados para avaliar o quanto de instabilidade e a chance de novas torções ocorrerem. Se o joelho estiver muito instável, o tratamento cirúrgico será considerado. Caso contrário, o indivíduo pode retornar às suas atividades normais, sempre procurando realizar os exercícios aprendidos na fisioterapia por conta própria, na academia, com  treinamento funcional ou pilates. Atividades de risco para novas torções, como futebol, basquete, vôlei, tênis, handebol, é melhor evitar. Algumas pessoas conseguem praticar essas atividades sem operar o ligamento, mas são minorias. A maioria acaba mais cedo ou mais tarde sofrendo novas torções.

Para uma avaliação detalhada e as melhores opções de tratamento para lesões do LCA, consulte o Dr. Luiz Gabriel Guglielmetti, especialista em cirurgia do joelho. Descubra alternativas conservadoras e cirúrgicas para restaurar a função do seu joelho e melhorar sua qualidade de vida.

Dr. Luiz Gabriel Guglielmetti
Especialista em Joelho
CRM-SP: 117.180

🔴 Está gostando do conteúdo? Clique no link e se inscreva no canal: https://bit.ly/YoutubeDrLuiz
📞 Agende agora uma consulta.

👉 Área de atuação:
Lesões de ligamentos do joelho, lesões meniscais, cartilagem, condromalácia, artrose, prótese de joelho, instabilidade da patela.

Consultório: (11) 94470-7006 – Campo Belo – São Paulo – SP
Instituto Salute: (11) 97056-8157 – Jardim Paulista – São Paulo – SP        

✔️ Gostou deste vídeo?

—————————-

💬 Deixe seu comentário
➕ Compartilhe com seus amigos
👣 me siga nas redes sociais

—————————-

☑️ Contatos:
➡️ Site: https://www.drluizgabriel.com.br
➡️ WhatsApp: https://bit.ly/ContatoDrLuizGabriel
✅ Instagram: https://bit.ly/InstagramDrLuizGabriel
✅ Facebook: https://bit.ly/FacebookDrLuizGabriel

Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.