Como tratamos Bursite pré-patelar do joelho

O joelho possui diversas bursas (bolsas de gordura que servem para amortecer, proteger a articulação).

Uma delas é a bursa pré-patelar, localizada na parte da frente do joelho, logo à frente da patela.

Em determinadas situações (muito atrito por ajoelhar, exercícios que apoiam o joelho ao solo ou mesmo sem causa), essa bursa pode inflamar causando a tal da bursite pré-patelar.

Os sintomas são dores, aumento de temperatura e de volume. Em algumas circunstâncias pode formar uma nodulação na frente do joelho, semelhante a uma bola de ping pong ou mesmo uma bola de tênis, dependendo do tamanho. Muitas vezes assusta, podendo ou não causar dor. Em algumas circunstâncias, pode infeccionar, aí sim causando muita dor, vermelhidão e calor exuberante.

Na maioria das vezes temos apenas inflamação, sem infecção. Nesta situação o tratamento consiste em compressas de gelo, anti-inflamatórios e evitar apoiar o joelho ou exercícios que realizam muitos movimentos de flexão e extensão do joelho repetidamente. Costuma curar em torno de algumas semanas, dependendo do tamanho que ficou.

Quando temos infecção, é necessária a drenagem cirúrgica, para limpeza e retirada das bactérias do local.

Neste vídeo comento sobre os aspectos dessa bursite e principalmente sobre as medidas que adotamos para tratar tal problema.