Como evitar lesões no joelho na academia?
Postado em: 03/08/2022
Para protegermos nossos joelhos é fundamental músculos fortes no abdome, lombar, quadril, pelve profunda, quadríceps, posterior da coxa e panturrilhas. Ou seja, necessitamos de um fortalecimento global associado ao equilíbrio muscular.
Em relação a exercícios na academia que causam lesões, o principal não é o exercício em si, mas exercícios que o indivíduo não está preparado para realizar, gerando fadiga muscular, esforço excessivo e lesões como tendinopatias (quadríceps, patelar, pata de ganso) ou dor na articulação patelofemoral. Vale comentar sobre as lesões meniscais, que a partir dos 40 anos, devido a processos degenerativos naturais nos meniscos, podem ocasionar lesões nessas estruturas, às vezes relacionadas a agachamentos.
Agachamentos e suas variações, leg press e afundo, são exercícios excelentes quando realizados com a técnica correta. Porém um atleta após os 40, 50 anos, deve tomar cuidado, principalmente quando realiza um agachamento completo, com a flexão total do joelho, pois aumenta a pressão na parte traseira do menisco, e se ele já tem um processo degenerativo no menisco, sem a técnica correta ou com os músculos já cansados, no final do treino por exemplo, pode causar lesão no menisco. Evitar a flexão completa nos agachamentos nesta faixa etária, é uma maneira de diminuir o risco dessas lesões.
Faça uma avaliação completa com o Dr. Luiz Gabriel Guglielmetti, especialista em Joelho!