Como tratamos lesões dos meniscos?
Postado em: 25/09/2023
O menisco é uma estrutura do joelho de fibrocartilagem, em formato de meia-lua. Cada joelho tem 2 Meniscos, o medial, que fica na parte interna do joelho, e o menisco lateral, que fica na parte de fora.
Eles se localizam na articulação, entre o fêmur e a tíbia. No passado, acreditava-se que essas estruturas não tinham muita função, e sua retirada em cirurgia era um tratamento frequente. Porém, por volta de 1960, já havia relatos da sua importância, difundida décadas depois, já com suas funções bem definidas.
As funções do menisco são basicamente 3:
1 – Absorver carga. O menisco funciona como uma espécie de amortecedor do joelho;
2 – Estabilizar o joelho. Auxilia os ligamentos na estabilidade da articulação;
3 – Nutrição da cartilagem. Ele aumenta a capacidade de penetração do líquido da articulação na cartilagem, líquido este responsável por nutrir a cartilagem, já que a mesma não possui vasos sanguíneos.
Devido a estas importantes funções, sabemos hoje como é fundamental preservarmos esta estrutura, não retirá-lo, e nos casos de lesões, tentar salvá-lo com as técnicas cirúrgicas atuais quando necessário.
Quando optado pelo tratamento não cirúrgico, o fundamental é preparar a musculatura e a propriocepção (equilíbrio inconsciente) dos membros inferiores para as atividades que costuma praticar. Tal tratamento é realizado inicialmente com fisioterapia, na qual serão realizados diversos exercícios de fortalecimento para equilibrar a articulação do joelho e protegê-la.
Além do fortalecimento e equilíbrio muscular, diversos exercícios de treino de propriocepção serão utilizados.
Quando o indivíduo estiver com a força e equilíbrio adequados, sem dor, ele pode retornar às suas atividades normais, sempre procurando realizar tais exercícios aprendidos na fisioterapia por conta própria, na academia, com treinamento funcional, pilates, etc.
Algumas pessoas conseguem praticar atividades esportivas sem restrições e sem dor. Porém, se a dor voltar, é importante reavaliar com exame clínico e de imagens se ocorreu progressão da lesão. No caso de lesões na parte posterior dos meniscos, deve-se evitar exercícios com carga axial acima de 90 graus de flexão, a exemplo de agachamentos completos, leg press com flexão do joelho maior que 90 graus, devido ao risco de aumentar a lesão.
Tipos de lesões dos meniscos incluem:
- longitudinais verticais e horizontais;
- degenerativas;
- degenerativas com oblíqua inferior;
- radiais, em alça de balde;
- complexas.
Lesões degenerativas, lesões periféricas estáveis, são tratadas sem cirurgia. Já para as lesões sintomáticas instáveis, muitas vezes é necessária a cirurgia.
Em relação ao tratamento com cirurgia, o mesmo é feito por vídeo (artroscopia), com o intuito de preservar o menisco. O lema atualmente é salvar o menisco, e jamais retirar menisco que está saudável.
Portanto, na cirurgia, nós suturamos (costuramos) a lesão para que a mesma cicatrize, ou retiramos partes do menisco que não estão funcionando e estão causando dor.
Podemos suturar o menisco de 3 maneiras:
- Pontos de dentro para fora da articulação (técnica inside-out). Nesta técnica, é necessário realizar uma incisão para dar os nós e proteger a saída das agulhas;
- Pontos de fora para dentro (técnica outside-in). Também é necessária incisão para os nós;
- Pontos por dentro do joelho (técnica all-inside). Não precisa fazer incisão, os pontos são dados por dentro, através de dispositivo próprio.
🔴 Está gostando do conteúdo? Clique no link e se inscreva no canal: http://bit.ly/YoutubeDrLuiz
📞 Agende uma Consulta
WhatsApp: http://bit.ly/ConsultaDrLuiz
👉 Área de atuação:
Lesões de ligamentos do joelho, lesões meniscais, cartilagem, condromalácia, artrose, prótese de joelho, instabilidade da patela.
Consultório: 944707006 – Campo Belo – São Paulo – SP
Instituto Salute: 970568157 – Jardim Paulista – São Paulo – SP
✔️ Gostou deste vídeo?
—————————-
💬 Deixe seu comentário
➕ Compartilhe com seus amigos
👣 me siga nas redes sociais
—————————-
✅ Contatos:
➡️ Site: http://www.drluizgabriel.com.br
➡️ WhatsApp: http://bit.ly/ContatoDrLuizGabriel
☑️ Instagram: http://bit.ly/InstagramDrLuizGabriel☑️ Facebook: http://bit.ly/FacebookDrLuizGabriel