HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta: das 7h30 às 19h30
(11) 94470-7006
Brooklin
(11) 97056-8157
Jardim Paulistano

Como tratamos Luxação da Patela?

O que é luxação patelar? 

Luxação é um termo que popularmente é mal utilizado. Muitas pessoas acham que luxação é apenas um trauma ou uma “pancada”, mas na realidade, o significado de luxação é quando qualquer osso é deslocado da articulação. 

No caso da patela, a luxação da mesma se refere ao momento em que a patela sai do seu “encaixe” com a tróclea femoral. Portanto, é o deslocamento da patela em relação ao fêmur. Geralmente ela se desloca para lateral, ou seja, para a face externa do joelho. 

Os fatores predisponentes são alterações da anatomia do joelho adquiridas congenitamente (através da genética do indivíduo). São eles: patela alta, morfologia anormal da patela, displasia troclear, ângulo Q aumentado com lateralização da tuberosidade da tíbia, joelho valgo, hipoplasia do músculo vasto medial oblíquo, hiperfrouxidão ligamentar e torção tibial externa. 

Como tratar luxação de patela? 

Há quem defenda que sempre deve ser realizada a cirurgia para a reconstrução do Ligamento Patelofemoral Medial, porém a maioria dos cirurgiões e estudos defendem o tratamento sem cirurgia após a primeira luxação. 

Existem duas situações em que o tratamento deve ser cirúrgico logo após a primeira luxação: quando há um destacamento ósseo que possa ser fixado ou removido; e quando a patela após recolocada na sua posição, se mantém deslocada parcialmente. 

Quando não estamos diante destas 2 situações, realizamos o tratamento sem cirurgia, com a imobilização do joelho por 4 semanas, permitindo apoio do membro lesionado com auxílio de muletas. Após este período, são indicados a fisioterapia para ganho de força e o treino proprioceptivo. Geralmente o paciente é liberado para atividade esportiva após aproximadamente 2 meses da lesão. 

No caso de luxações repetidas, partimos para o tratamento cirúrgico, com reconstrução do Ligamento Patelofemoral Medial, “release” lateral nos casos de tensão da retinácula lateral, e medialização e/ou distalização da tuberosidade anterior da tíbia no caso de valgo acentuado (avaliado pelo TA-GT) ou patela alta.

🔴 Está gostando do conteúdo? Clique no link e se inscreva no canal: http://bit.ly/YoutubeDrLuiz

📞 Agende uma Consulta

WhatsApp: http://bit.ly/ConsultaDrLuiz

👉 Área de atuação:

Lesões de ligamentos do joelho, lesões meniscais, cartilagem, condromalácia, artrose, prótese de joelho, instabilidade da patela.   

Consultório: 944707006 – Campo Belo – São Paulo – SP        

Instituto Salute: 970568157 – Jardim Paulista – São Paulo – SP

✔️ Gostou deste vídeo?

—————————-

💬 Deixe seu comentário

➕ Compartilhe com seus amigos

👣 me siga nas redes sociais

—————————-

✅ Contatos:

➡️ Site: http://www.drluizgabriel.com.br

➡️ WhatsApp: http://bit.ly/ContatoDrLuizGabriel

☑️ Instagram: http://bit.ly/InstagramDrLuizGabriel☑️ Facebook: http://bit.ly/FacebookDrLuizGabriel

Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.