HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta: das 7h30 às 19h30
(11) 94470-7006
Brooklin
(11) 97056-8157
Jardim Paulistano

Como tratamos Tendinites do Joelho?

Postado em: 05/06/2024

O joelho possui diversos tendões (estruturas que conectam o músculo ao osso). Quando ocorre uma hipersolicitação da musculatura, podemos desenvolver inflamações desses tendões, o que chamamos de Tendinites do Joelho.

No conteúdo de hoje vou comentar alguns detalhes sobre o tratamento dessa condição. Continue a leitura para conferir!

As causas das tendinites do joelho

Geralmente a tendinite ocorre após solicitações repetidas, crônicas, dos tendões do joelho, como por exemplo por treinamentos excessivos ou movimentos repetitivos. 

O mais comum é a associação com exercícios exagerados, ou aumento de intensidade e carga nos treinos de maneira abrupta. 

Tipos de tendinite no joelho

Tendinite pata de ganso

Dentre os tendões envolvidos em “Tendinites no Joelho“, temos a tendinite da pata de ganso. A pata de ganso consiste de três tendões que se localizam na mesma bainha, com o mesmo trajeto. São eles os tendões: 

  • sartório (o mais superficial);
  • semitendíneo (o mais espesso); 
  • grácil, que são tendões de músculos que se originam na bacia, e se inserem na parte medial (interna) da tíbia, no joelho. 

A função desses músculos é a mesma: fletir (dobrar) o joelho. Quando solicitados em excesso, às vezes em associação com encurtamento (falta de alongamento) e consequente tensão, podem inflamar e causar dor. 

Sintomas

A dor nesses casos de tendinite é localizada na parte interna do joelho, podendo também doer na parte posterior da coxa. O joelho também pode ficar inchado, e em alguns casos, pode ficar quente na região do inchaço. 

Geralmente a dor é associada a esforços que requerem a flexão do joelho, ou após os exercícios. 

Tratamento

O tratamento é feito sem cirurgia, com gelo no local, uso de anti-inflamatórios e interrupção ou diminuição dos exercícios relacionados com a causa da inflamação. 

Muito interessante é a realização de fisioterapia motora, para controle da dor, medidas anti-inflamatórias, estímulos excêntricos, alongamento da cadeia posterior, fortalecimento de outros grupos musculares e, enfim, a reabilitação final para o retorno às atividades esportivas.

Tendinite poplítea e do bíceps femoral

Dentre os tendões envolvidos em tendinites no joelho, temos também a tendinite poplítea e do bíceps femoral. Esses tendões estão localizados na parte posterolateral do joelho (atrás e lateral, no lado de fora do joelho). 

O bíceps femoral é o principal músculo flexor do joelho e se insere na cabeça da fíbula. Já o músculo poplíteo fica atrás da articulação e trabalha como estabilizador da rotação externa. 

A tendinite dessas estruturas ocorre geralmente por esforço excessivo dos músculos citados, geralmente relacionado a atividades físicas intensas ou aumento abrupto do nível de atividade (carga e volume de treinos). 

Sintomas

Apesar de se tratarem de músculos com diferentes funções, os coloco no mesmo tema pois a dor é localizada numa região muito semelhante, na parte de fora e atrás do joelho (posterolateral).

O diagnóstico dessas modalidades não é muito fácil, pois a dor pode ser difusa e confundir qual tendão está inflamado, e até a ressonância magnética pode não identificar tais tendinites em casos que não estão muito inflamados. 

Pode também haver inchaço e, em alguns casos, pode ficar quente nessa região. 

Geralmente a dor é associada a esforços que utilizam esses músculos ou após exercícios. 

Tratamento 

O tratamento dessa tendinite é sem cirurgia, com gelo no local, uso de anti-inflamatórios e a interrupção ou diminuição dos exercícios relacionados com a causa da inflamação. 

A fisioterapia motora também se aplica aqui.

A síndrome do atrito da trato iliotibial

A síndrome do atrito da trato iliotibial (também conhecida como “joelho do corredor” ou síndrome da banda iliotibial) é uma das causas mais comuns de dores no joelho e no quadril em atletas. 

A dor no joelho devido a esta síndrome é normalmente sentida ao longo do exterior do joelho (lateral) e da coxa inferior. 

Essa síndrome também pode também resultar numa dor aguda ou persistente do lado de fora do quadril. A banda iliotibial é um trato tendíneo forte e grosso, formada por tecidos fibrosos que correm ao longo do exterior (região lateral) da perna. 

A banda começa no quadril, corre ao longo da parte externa da coxa e se anexa na borda externa do osso da canela (tíbia), logo abaixo da articulação do joelho. 

Esses são alguns dos principais tipos de tendinites do joelho. Se você sente dores durante qualquer tipo de movimento com essa articulação, ou em repouso, não deixe de buscar ajuda médica!

Entre em contato pelo WhatsApp para marcar uma consulta! Venha fazer um diagnóstico preciso e encontrar o tratamento mais adequado, trazendo mais conforto e bem-estar para o seu dia a dia.

Luiz Gabriel Guglielmetti
Ortopedista de Joelho
CRM SP-117180

Leia também:


🔴 Está gostando do conteúdo? Clique no link e se inscreva no canal: http://bit.ly/YoutubeDrLuiz
📞 Agende uma Consulta
WhatsApp: http://bit.ly/ConsultaDrLuiz
👉 Área de atuação: Lesões de ligamentos do joelho, lesões meniscais, cartilagem, condromalácia, artrose, prótese de joelho, instabilidade da patela.   
Consultório: 944707006 – Campo Belo – São Paulo – SP
Instituto Salute: 970568157 – Jardim Paulista – São Paulo – SP

Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.