HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta: das 7h30 às 19h30
(11) 94470-7006
Brooklin
(11) 97056-8157
Jardim Paulistano

Como tratamos Tendinites do Joelho

O joelho possui diversos tendões (estruturas que conectam o músculo ao osso). Quando ocorre uma hipersolicitação da musculatura, podemos desenvolver inflamações desses tendões, o que chamamos de tendinites.

Geralmente ocorrem após solicitações repetidas, crônicas, como por exemplo por treinamentos excessivos ou movimentos repetitivos. No joelho, o mais comum é a associação com exercícios exagerados, ou aumento de intensidade e carga nos treinos de maneira abrupta. 

Dentre os tendões envolvidos em tendinites no joelho, temos a tendinite da pata de ganso. A pata de ganso consiste de 3 tendões que se localizam na mesma bainha, com o mesmo trajeto. São eles os tendões: sartório (o mais superficial), semitendíneo (o mais espesso) e o grácil. São tendões de músculos que se originam na bacia, e se inserem na parte medial (interna) da tíbia, no joelho. 

A função desses músculos é a mesma: fletir (dobrar) o joelho. Não são os principais flexores do joelho, porém exercem essa função, e quando solicitados em excesso, às vezes em associação com encurtamento (falta de alongamento) e consequente tensão, podem inflamar e causar dor. 

A dor é localizada na parte interna do joelho, podendo também doer na parte posterior da coxa. Pode também ficar inchado, e em alguns casos pode ficar quente na região do inchaço. Geralmente a dor é associada a esforços que requerem a flexão do joelho, ou após os exercícios. 

O tratamento é sem cirurgia, com gelo no local, uso de anti-inflamatórios e parada ou diminuição dos exercícios relacionados com a causa da inflamação. Muito interessante é a realização de fisioterapia motora, para controle da dor, medidas anti-inflamatórias, estímulos excêntricos, alongamento da cadeia posterior, fortalecimento de outros grupos musculares e enfim a reabilitação final para o retorno às atividades esportivas.

Dentre os tendões envolvidos em tendinites no joelho, temos também a tendinite poplítea e do bíceps femoral. Esses tendões estão localizados na parte posterolateral do joelho (atrás e lateral, no lado de fora do joelho). 

O bíceps femoral é o principal músculo flexor do joelho (dobra o joelho), e se insere na cabeça da fíbula. Já o músculo poplíteo, fica atrás do joelho, é trabalha como estabilizador da rotação externa do joelho. 

A tendinite dessas estruturas ocorre geralmente por esforço excessivo dos músculos citados, geralmente relacionado a atividades físicas intensas ou aumento abrupto do nível de atividade (carga e volume de treinos). Apesar de se tratar de músculos com diferentes funções, os coloco no mesmo tema pois a dor é localizada numa região muito semelhante, na parte de fora e atrás do joelho (posterolateral), e seu diagnóstico não é muito fácil, pois a dor pode ser difusa e confundir qual tendão está inflamado, e até a ressonância magnética pode não identificar tais tendinites em casos que não está muito inflamado. Pode também ficar inchado, e em alguns casos pode ficar quente na região do inchaço. Geralmente a dor é associada a esforços que utilizam esses músculos ou após exercícios. O tratamento é sem cirurgia, com gelo no local, uso de anti-inflamatórios e parada ou diminuição dos exercícios relacionados com a causa da inflamação. Muito interessante é a realização de fisioterapia motora, para controle da dor, medidas anti-inflamatórias, estímulos excêntricos, alongamentos caso existam encurtamentos, fortalecimento de outros grupos musculares e enfim a reabilitação final para o retorno às atividades esportivas.

A síndrome do atrito da trato iliotibial (também conhecida como “joelho do corredor” ou síndrome da banda iliotibial) é uma das causas mais comuns de dores no joelho e no quadril em atletas. A dor no joelho devido a esta síndrome é normalmente sentida ao longo do exterior do joelho (lateral) e da coxa inferior. A síndrome do trato iliotibial pode também resultar numa dor aguda ou persistente do lado de fora do quadril. A banda iliotibial é um trato tendíneo forte e grosso, formada por tecidos fibrosos que correm ao longo do exterior (região lateral) da perna. A banda começa no quadril, corre ao longo da parte externa da coxa e se anexa na borda externa do osso da canela (tíbia), logo abaixo da articulação do joelho. 

🔴 Está gostando do conteúdo? Clique no link e se inscreva no canal: http://bit.ly/YoutubeDrLuiz

📞 Agende uma Consulta

WhatsApp: http://bit.ly/ConsultaDrLuiz

👉 Área de atuação:

Lesões de ligamentos do joelho, lesões meniscais, cartilagem, condromalácia, artrose, prótese de joelho, instabilidade da patela.   

Consultório: 944707006 – Campo Belo – São Paulo – SP        

Instituto Salute: 970568157 – Jardim Paulista – São Paulo – SP

✅ Contatos:

➡️ Site: http://www.drluizgabriel.com.br

➡️ WhatsApp: http://bit.ly/ContatoDrLuizGabriel

☑️ Instagram: http://bit.ly/InstagramDrLuizGabriel

☑️ Facebook: http://bit.ly/FacebookDrLuizGabriel

Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.