Como tratamos Lesões de Cartilagem?
Postado em: 14/08/2023
Condromalácia é a degeneração da cartilagem presente nas articulações, podendo ocorrer em qualquer articulação. Lesão de cartilagem ou lesão condral é quando temos uma lesão focal. Devido a sua alta frequência na cartilagem da patela, o termo condromalácia muitas vezes é associado à condromalácia patelar. A progressão da condromalácia é a artrose, com a degeneração global da articulação. Portanto quando falamos em tratamento e prevenção da condromalácia, o mesmo vale para tratamento e prevenção da artrose.
Existem 2 pilares no tratamento não cirúrgico das lesões de cartilagem:
O primeiro pilar, extremamente importante, é o controle do excesso de peso, por dois motivos. O primeiro motivo é o mais óbvio, que é o fator mecânico que o peso exerce nas nossas articulações. Quanto mais pesada a pessoa, mais sobrecarga ocorre nas articulações e aumenta a chance de desenvolvimento e progressão da condromalácia. O segundo motivo refere-se ao fator inflamatório que o tecido de gordura do corpo gera nas articulações. Quanto mais gordura corpórea, mais inflamação temos nas articulações, e consequentemente mais desgaste da cartilagem. Portanto, controlar o peso é algo fundamental para aqueles que estão preocupados com o surgimento ou progressão da artrose.
O segundo pilar é o controle motor, ou seja, boa força da musculatura envolvida com a articulação e bom controle proprioceptivo (equilíbrio inconsciente). Se o indivíduo tem músculos fracos, aumenta o atrito e a instabilidade articular, aumentando dor e possibilidade de progressão do desgaste. O mesmo vale para o controle proprioceptivo. Portanto é fundamental exercícios para fortalecer os músculos e treinar o equilíbrio, com exercícios de musculação, treinamento funcional, pilates, hidroginástica, etc. O importante é que a pessoa aprenda exercícios relacionados ao seu problema, e os realize de forma regular.
Existem 4 graus da lesão da cartilagem:
Grau 0: Cartilagem normal
Grau 1: Amolecimento da cartilagem
Grau 2: Fissuras superficiais
Grau 3: Fissuras profundas
Grau 4: Erosão da cartilagem
Baseado no grau e sintomas da condromalácia, definimos qual o melhor tratamento para o paciente.
O tratamento cirúrgico só entra em cena quando o tratamento conservador não cirúrgico falhou, e aí sim profissionais cirurgiões de joelho como eu entram em ação, para avaliar a possibilidade e necessidade de alguma opção cirúrgica.
Dentre as opções cirúrgicas para a lesão de cartilagem, temos:
– Técnicas de estímulo (microfraturas, abrasão)
– Transplante autólogo osteocondral
– Transplante de condrócitos
– Transplante osteocondral homólogo
– Técnicas de estímulo associado a membrana de colágeno
🔴 Está gostando do conteúdo? Clique no link e se inscreva no canal: http://bit.ly/YoutubeDrLuiz
📞 Agende uma Consulta
WhatsApp: http://bit.ly/ConsultaDrLuiz
👉 Área de atuação:
Lesões de ligamentos do joelho, lesões meniscais, cartilagem, condromalácia, artrose, prótese de joelho, instabilidade da patela.
Consultório: 944707006 – Campo Belo – São Paulo – SP
Instituto Salute: 970568157 – Jardim Paulista – São Paulo – SP
✔️ Gostou deste vídeo?
—————————-
💬 Deixe seu comentário
➕ Compartilhe com seus amigos
👣 me siga nas redes sociais
—————————-
✅ Contatos:
➡️ Site: http://www.drluizgabriel.com.br
➡️ WhatsApp: http://bit.ly/ContatoDrLuizGabriel
☑️ Instagram: http://bit.ly/InstagramDrLuizGabriel☑️ Facebook: http://bit.ly/FacebookDrLuizGabriel