HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta: das 7h30 às 19h30
(11) 94470-7006
Brooklin
(11) 97056-8157
Jardim Paulistano

Quais os tipos de Prótese de Joelho?

Postado em: 12/06/2023

As articulações do nosso corpo possuem um líquido para lubrificá-las, o chamado líquido sinovial. Entre os ossos, temos a cartilagem – estrutura de colágeno. O desgaste desta cartilagem, de maneira difusa, consiste no que chamamos de artrose.

A prótese total de joelho é um implante utilizado para substituir a articulação do joelho. Ela é utilizada para joelhos degenerados e dolorosos, com resultados satisfatórios na grande maioria dos pacientes. 

Na grande maioria dos implantes disponíveis, a próteses consiste em 4 componentes: 

  • componente metálico tibial;
  • componente metálico femoral;
  • polietileno (fica entre os componentes tibial e femoral);
  • componente patelar (polietileno)

Ela substitui apenas uma pequena camada de osso e cartilagem da articulação, ou seja, ela substitui apenas a superfície da articulação. O componente femoral fica em volta do fêmur e o componente tibial na superfície da tíbia. 

Existem alguns tipos de prótese:

  • prótese primária ou não constrita: é aquela que se usa em joelhos com artrose convencional, sem grandes deformidades ou falhas ósseas, em joelhos que possuem ligamentos periféricos funcionando. É não constrita pois a estabilidade da periferia é dada pelos ligamentos do joelho. É a prótese que tende a durar mais tempo;
  • Prótese semi-constrita (de revisão): é aquela utilizada nas trocas de prótese e em alguns casos de primeira cirurgia em joelhos com grandes deformidades e grandes falhas ósseas. Ela permite a fixação em hastes mais longas, substituição de falhas por aumentos metálicos e proporciona mais estabilidade em relação aos ligamentos periféricos. Tende a durar menos tempo que uma prótese não constrita;
  • Prótese constrita (em dobradiça ou hinge): esta é totalmente travada no plano coronal, ou seja, não necessita de ligamentos periféricos no joelho. Possui hastes longas e possibilita aumentos metálicos como a prótese semi-constrita. Por ser totalmente constrita, tende a durar menos que a semi-constrita;
  • Prótese não convencional ou tumoral: São próteses para falhas enormes, muito utilizada para ressecção de tumores. É totalmente constrita, e para sua implantação necessita de grandes ressecções ósseas. Utilizada somente quando nenhum outro tipo de prótese é possível.

🔴 Está gostando do conteúdo? Clique no link e se inscreva no canal: http://bit.ly/YoutubeDrLuiz

📞 Agende uma Consulta

WhatsApp: http://bit.ly/ConsultaDrLuiz

👉 Área de atuação:

Lesões de ligamentos do joelho, lesões meniscais, cartilagem, condromalácia, artrose, prótese de joelho, instabilidade da patela.   

Consultório: 944707006 – Campo Belo – São Paulo – SP        

Instituto Salute: 970568157 – Jardim Paulista – São Paulo – SP

✔️ Gostou deste vídeo?

—————————-

💬 Deixe seu comentário

➕ Compartilhe com seus amigos

👣 me siga nas redes sociais

—————————-

✅ Contatos:

➡️ Site: http://www.drluizgabriel.com.br

➡️ WhatsApp: http://bit.ly/ContatoDrLuizGabriel

☑️ Instagram: http://bit.ly/InstagramDrLuizGabriel☑️ Facebook: http://bit.ly/FacebookDrLuizGabriel

Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.