Criança pode fazer exercício?
Postado em: 19/10/2022
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que crianças de 2 a 5 anos façam, pelo menos, duas horas de atividade física por dia. Já para as crianças de 5 a 17 anos, o indicado é uma hora por dia. E isso vale para todos os dias da semana.
No entanto, existem exercícios que causam lesões nas crianças, inclusive que podem causar alterações de crescimento com deformidades e sequelas. A atividade física prejudicial à criança é aquela que ela realiza forçada.
Quando o estímulo é excessivo, o corpo cansa, sente dor e, consequentemente, a criança deixa de fazer o exercício. Isto não ocorre em atividades esportivas com metas, treinadores, competições, quando o responsável pela modalidade define que a criança precisa treinar mais do que o corpo dela está preparado.
Nestas situações, apesar da dor e cansaço, a criança realiza mais atividade, e isso de forma recorrente, acaba causando lesões e, às vezes, sequelas para o resto da vida. Portanto, o principal cuidado com atividade física para crianças é avaliar se ela está se esforçando mais do que gostaria, se a obrigação dos treinamentos está sendo perigosa.
Atividades esportivas recreativas, realizadas sem pressão de terceiros, dificilmente causará lesões e deformidades relacionadas ao crescimento. Elas ajudam no desenvolvimento neurológico, motor, ganho de força e da saúde da criança e adolescente como um todo.
Geralmente o nosso corpo nos informa inconscientemente, que devemos parar determinada atividade, inclusive para as crianças.
Quer saber mais sobre o crescimento e desenvolvimento de seu filho? Entre em contato com o ortopedista Dr. Luiz Gabriel Guglielmetti, especialista em Joelho.