Dores comuns após Cirurgia do Menisco

O menisco é uma estrutura do joelho de fibrocartilagem, em formato de meia-lua. Cada joelho tem 2 meniscos, o medial, que fica na parte interna do joelho, e o menisco lateral, que fica na parte de fora. Eles se localizam na articulação, entre o fêmur e a tíbia.

No passado, acreditavam que não tinham muita função, e sua retirada em cirurgia era um tratamento frequente. Porém, por volta de 1960, já havia relatos da sua importância, difundida décadas depois, já com suas funções bem definidas.

As funções do menisco são basicamente 3: Absorver carga. O menisco funciona como uma espécie de amortecedor e estabilizador do joelho. Auxilia os ligamentos na estabilidade da articulação. Nutrição da cartilagem. Ele aumenta a capacidade de penetração do líquido da articulação na cartilagem, líquido este responsável por nutrir a cartilagem, já que a mesma não possui vasos sanguíneos.

Existem vários tipos de lesões meniscais, e dependendo do tipo, o tratamento varia. Podemos tratar sem cirurgia com fisioterapia, ou com cirurgia.

Tipos de lesões: longitudinais verticais, horizontais, degenerativas, degenerativas com oblíqua inferior, radiais, em alça de balde, complexas. Lesões degenerativas, lesões periféricas estáveis, são tratadas sem cirurgia. Já as lesões sintomáticas instáveis, muitas vezes é necessária a cirurgia. As lesões traumáticas geralmente são relacionadas a torções durante atividades esportivas, e muitas vezes estão associadas com lesões de ligamentos. Já a lesão degenerativa geralmente decorre de agachamentos do dia a dia ou entorses muito leves, muitas vezes que passam desapercebidos, pois muitas vezes a dor inicia após o evento, e não no momento da lesão, tornando difícil definir quando realmente a lesão ocorreu.

Após a cirurgia do menisco, realizada por artroscopia atualmente, alguns sintomas são frequentes.

Inicialmente, nas primeiras duas semanas, é comum o joelho ficar inchado. O inchaço pode causar desconforto e dor, principalmente para realizar a flexão do joelho, sensação de queimação na parte da frente e na parte posterior. Com o passar dos dias esse inchaço regride, e tais sintomas desaparecem.

Na região que o menisco foi manipulado, é comum sintomas dolorosos por volta de um mês.

Para andar, geralmente o paciente utiliza muletas por 1 a 2 semanas. Neste período, andar pode incomodar, pelo fato de a cirurgia ser recente.

Outra possibilidade de dor é na frente do joelho, pois após a cirurgia pode ocorrer uma inibição do quadríceps, resultando em perda de força. Esta perda de força pode gerar um desequilíbrio no mecanismo extensor gerando dor na articulação patelofemoral. Esta dor se resolve ao passo que a força é retomada na reabilitação.