HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta: das 7h30 às 19h30
(11) 94470-7006
Brooklin
(11) 97056-8157
Jardim Paulistano

Perdi o Menisco, e agora?

Postado em: 17/07/2024

O Menisco é uma estrutura do joelho formada por fibrocartilagem, tendo formato de meia lua. Existem diferentes casos em que a função dessa estrutura pode ser prejudicada, ou mesmo pode haver a remoção cirúrgica de uma parte dela.

Nesses casos, os pacientes tem dúvidas sobre o que fazer, quais serão os impactos desse acontecimento e quais serão os cuidados necessários. Continue sua leitura para saber mais sobre o assunto!

Entendendo o menisco

Cada joelho tem dois meniscos: o medial que fica na parte interna do joelho, e o menisco lateral, que fica na parte de fora. Eles se localizam na articulação, entre o fêmur e a tíbia. 

No passado, acreditava-se que os meniscos não tinham muita função, e sua retirada em cirurgia era frequente. 

Porém, por volta de 1960, já haviam relatos da sua importância, difundida décadas depois, já com suas funções bem definidas. As funções do menisco são basicamente três:

  • Absorver carga: O menisco funciona como uma espécie de amortecedor do joelho.
  • Estabilizar o joelho: Essa estrutura auxilia os ligamentos na estabilidade da articulação. 
  • Nutrição da cartilagem: O menisco aumenta a capacidade de penetração do líquido da articulação na cartilagem, líquido este responsável por nutrir a cartilagem, já que a mesma não possui vasos sanguíneos.

Devido a essas importantes funções, sabemos hoje como é fundamental preservarmos esta estrutura. Nos casos de lesões, é importante tentar salvar o menisco com as técnicas cirúrgicas atuais, quando necessário.

A remoção do menisco do joelho

Lesões degenerativas e lesões periféricas estáveis geralmente são tratadas sem cirurgia. Já as lesões sintomáticas instáveis muitas vezes necessitam de operação. 

Uma pergunta frequente dos pacientes que sofrem lesão do menisco do joelho com necessidade de cirurgia de remoção total ou parcial, é se existe algum tipo de menisco artificial, ou algo sintético, para substituir a função dessa estrutura.  

Diversos tecidos artificiais já foram estudados e testados como meniscos artificiais, porém os resultados ainda são incertos, e no momento não temos no Brasil nenhum menisco artificial disponível. 

Dentre os recursos artificiais que vem sendo estudados, existem dois modelos principais: o tecido integrado pelas células do paciente que o recebe; e o que não é integrado. 

Outra possibilidade é o transplante de menisco, já realizado em alguns países, e algo em desenvolvimento no Brasil. 

Existem algumas dificuldades logísticas para este procedimento, visto que é necessário que o tamanho do menisco do doador seja compatível com o do receptor, e infelizmente a captação de tecidos no Brasil tem alcance limitado.

Cuidados importantes para quem perdeu o menisco 

Uma vez sem o menisco, dois pilares para a prevenção da artrose de joelho devem ser seguidos:

  • O primeiro, extremamente importante, é o controle do excesso de peso, por dois motivos:
    • O primeiro motivo é o fator mecânico que o peso exerce nas nossas articulações. Quanto mais pesada a pessoa, mais sobrecarga ocorre nas articulações e aumenta a chance de desenvolvimento e progressão da artrose. 
    • O segundo motivo refere-se ao fator inflamatório que o tecido de gordura do corpo gera nas articulações. Quanto mais gordura corpórea, mais inflamação temos nas articulações, e consequentemente mais desgaste da cartilagem. Portanto, controlar o peso é algo fundamental para aqueles que estão preocupados com o surgimento ou progressão da artrose.
  • O segundo pilar é o controle motor, ou seja, força da musculatura envolvida com a articulação e bom controle proprioceptivo (equilíbrio inconsciente). Se o indivíduo tem músculos fracos, isso aumenta o atrito e a instabilidade articular, aumentando dor e possibilidade de progressão do desgaste. O mesmo vale para o controle proprioceptivo. Portanto, é fundamental praticar exercícios para fortalecer os músculos e treinar o equilíbrio. Você pode investir em exercícios de musculação, treinamento funcional, pilates, hidroginástica, etc. O importante é que a pessoa aprenda exercícios relacionados ao seu problema, e os realize de forma regular. 

É possível viver bem sem o menisco do joelho, apesar da importância dessa estrutura. Não deixe de conversar com um médico para tirar suas dúvidas e receber orientações personalizadas, respeitando as particularidades do seu caso. 

Para agendar uma consulta, você pode entrar em contato pelo WhatsApp. Vamos conversar e promover a saúde do seu joelho!

Luiz Gabriel Guglielmetti
Ortopedista de Joelho
CRM SP-117180

Leia também:


🔴 Está gostando do conteúdo? Clique no link e se inscreva no canal: https://bit.ly/YoutubeDrLuiz
📞 Agende uma Consulta
WhatsApp: https://bit.ly/ConsultaDrLuiz
👉 Área de atuação: Lesões de ligamentos do joelho, lesões meniscais, cartilagem, condromalácia, artrose, prótese de joelho, instabilidade da patela.  
Consultório: 944707006 – Campo Belo – São Paulo – SP        
Instituto Salute: 970568157 – Jardim Paulista – São Paulo – SP

Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.