HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta: das 7h30 às 19h30
(11) 94470-7006
Brooklin
(11) 97056-8157
Jardim Paulistano

Preciso fazer fisioterapia após cirurgia de LCA?

Postado em: 10/05/2024

O ligamento cruzado anterior (LCA) tem como função estabilizar o joelho em situações de mudança de direção. Em geral, sua ruptura ocorre após uma torção do joelho, ou seja, quando a pessoa roda o corpo e o seu pé permanece fixo no chão. Esse movimento é comum durante atividades esportivas, como futebol, vôlei, basquete, tênis e jiu-jítsu, por isso os atletas são os mais acometidos por este tipo de lesão.

cirurgia de LCA

O tratamento pode ser convencional ou cirúrgico. O intuito da cirurgia é restabelecer a estabilidade do joelho e, portanto, está indicada para aqueles que apresentam instabilidade nas atividades diárias ou que pretendem realizar atividades esportivas de risco. Em indivíduos jovens, a tendência é operar, e nos pacientes mais velhos, com baixa demanda, que não apresentam instabilidade no dia a dia, o tratamento sem cirurgia costuma ser suficiente.

Realizar sessões de fisioterapia é fundamental após a cirurgia. Elas podem ser iniciadas logo nos primeiros dias de pós-operatório. Devido ao período de integração do enxerto, existem exercícios que são permitidos e outros não, mas ao longo da reabilitação, novos métodos vão sendo aplicados.

É importante destacar que o fisioterapeuta escolhido precisa ter experiência e conhecimento nos protocolos de reabilitação em cirurgia do LCA, para não causar lesões no enxerto. De forma geral, o paciente fica de um a dois dias internado, e inicia a fisioterapia na semana seguinte. Fica sem imobilização, utilizando muletas por 2 semanas. Inicialmente, a ênfase é no ganho de mobilidade do joelho, analgesia e exercícios isométricos.

Após o segundo mês, os exercícios são intensificados e, após o quarto mês, o foco passa a ser no fortalecimento e nos exercícios de propriocepção (treino de equilíbrio). No final do sexto mês, estando a musculatura semelhante ao outro membro, e o equilíbrio restaurado, o paciente estará apto a retornar à prática esportiva.
Para maiores informações sobre o assunto, agende uma consulta com o Dr. Luiz Gabriel Guglielmetti, especialista em Joelho.

Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.