Principais causas de lesão do LCA
Postado em: 07/09/2022
O ligamento cruzado anterior (LCA) tem como função estabilizar o joelho em situações de mudança de direção. Em geral, sua ruptura ocorre após uma torção do joelho. O mecanismo mais comum acontece quando a pessoa roda o corpo e o seu pé permanece fixo no chão. Esse movimento é comum durante a prática esportiva, por isso os atletas são os que mais sofrem esse tipo de lesão.
A ausência desse ligamento torna o joelho instável e, dessa forma, a pessoa passa a sofrer torções de repetição e acaba lesionando outras estruturas do joelho, como meniscos e cartilagem.
Normalmente, os pacientes que têm uma lesão do LCA apresentam dificuldade em realizar determinadas atividades físicas, em especial, aquelas que exigem movimentos rápidos e que envolvem mudança de direção, como no futebol, basquete, vôlei ou artes marciais.
Este ligamento pode romper também em acidentes como pisadas em buracos, escorregões em piso liso, quedas de moto ou skates.
Existem pessoas que sofrem lesões parciais ou completas do LCA e não apresentam instabilidade da articulação para as atividades do dia a dia e nem para praticar atividade física, porém, estas são exceções.
A cirurgia do LCA é indicada apenas para pacientes que apresentam instabilidade nas atividades diárias ou para aqueles que pretendem praticar esportes de risco.
Você sente dores no joelho? Consulte o Dr. Luiz Gabriel Guglielmetti, especialista em Joelho, e inicie o tratamento adequado para o seu caso.