Dores comuns após colocação de Prótese de Joelho

Podemos dividir as complicações da cirurgia de prótese de joelho em duas fases: aguda (dia da cirurgia até primeiros 2 meses) e tardia (após 2 meses). Tais complicações causam dor.

Outra complicação aguda é a infecção (presença de bactérias no joelho que infectam a articulação e aderem na prótese). As bactérias que infeccionam a cirurgia de prótese geralmente são bactérias presentes na pele do paciente. Em algumas situações, bactérias do ambiente hospitalar podem ser as responsáveis pela infecção. Os sintomas da infecção ocorrem a partir do quarto dia da cirurgia nos casos das infecções agudas, porém às vezes os sintomas são leves e o diagnóstico só é confirmado realmente após 2 a 3 semanas da cirurgia.

Existe também a possibilidade da bactéria se alojar no joelho meses ou anos após uma cirurgia inicialmente sem infecção, é o que chamamos de infecção tardia, causada por germes que estão na circulação sanguínea do indivíduo por outras causas, que acabam se alojando no joelho.

Em relação a outras complicações tardias, temos a soltura da prótese e fraturas ao redor da prótese. Existe também uma dor após prótese que não se identifica a causa, é algo comum, porém geralmente a dor é muito menos intensa do que era antes de colocar a prótese. Soltura da prótese geralmente ocorre após 15 a 20 anos da cirurgia, porém pode ocorrer antes disso. Uma vez solta, dor é o principal sintoma, e há a necessidade de trocar a prótese. Fraturas podem ocorrer por traumas e ocorrem no osso que tem a prótese. Dependendo da fratura é possível tratá-la sem retirar a prótese ou não.