Quais são os principais sintomas da condromalácia?
Postado em: 19/12/2022
A condromalácia é a degeneração da cartilagem presente nas articulações, e pode ocorrer em qualquer articulação do corpo. Devido a sua alta frequência na cartilagem da patela, esse termo é associado à condromalácia patelar.
Silenciosa, a doença só provoca incômodo quando o quadro já está avançado. O principal sintoma é a dor anterior do joelho (na frente), atrás e em volta da patela. Ela costuma aparecer após muito tempo dirigindo, ao subir ou descer escadas e até levantar de uma cadeira. É comum ocorrer estalidos, crepitações e, em alguns casos, edema no joelho.
São utilizados três elementos para o diagnóstico:
- A história do paciente, com os sintomas relatados.
- O exame físico realizado pelo ortopedista, avaliando o local da dor, presença de inchaço e alterações biomecânicas.
- Exames de imagem: o exame que mais auxilia é a ressonância magnética. Apesar de ser um exame excelente, a cartilagem é um tecido de difícil visualização. Portanto, para maior precisão na classificação das lesões condrais, a única forma é através da artroscopia.
A progressão da condromalácia é a artrose, com a degeneração global da articulação. O tratamento envolve redução do peso e controle motor, boa força da musculatura envolvida com a articulação e controle proprioceptivo (equilíbrio inconsciente).
Você sente dores na patela? Entre em contato com o ortopedista Dr. Luiz Gabriel Guglielmetti, especialista em Joelho.