Quando precisamos trocar a prótese de joelho?

A prótese total de joelho é um implante utilizado para substituir a articulação do joelho. Utilizada para joelhos degenerados e dolorosos, com resultados satisfatórios na grande maioria dos pacientes. A grande maioria dos implantes disponíveis, consiste em 4 componentes:

– componente metálico tibial

– componente metálico femoral

– polietileno (fica entre os componentes tibial e femoral)

– componente patelar (polietileno)

Ela substitui apenas uma pequena camada de osso e cartilagem da articulação, ou seja, substitui apenas a superfície da articulação. O componente femoral fica em volta do fêmur e o componente tibial na superfície da tíbia.

Geralmente dura em torno de 15 a 25 anos, até o momento que solta e começa a causar dores, e neste momento é necessário a troca da prótese. A prótese pode soltar pelo tempo de uso, na interface cimento prótese ou na interface cimento osso. Uso excessivo (impacto exagerado), peso elevado do paciente, doenças reumáticas e osteoporose são fatores que acreditamos que aumentem a chance da prótese soltar antes do esperado.

Erros técnicos na colocação da prótese também podem influenciar a soltura (eixo do membro, equilíbrio de partes moles e tamanho dos componentes).

Outra importante causa de soltura é a infecção, causada por bactérias que podem aderir à prótese durante o procedimento cirúrgico ou após, pela corrente sanguínea. É o que chamamos de soltura séptica, diferente da soltura asséptica citada no parágrafo anterior. Uma vez solta, o joelho fica doloroso, necessitando a troca da prótese.

👣 me siga nas redes sociais!

Contatos: