Quem tem condromalácia patelar pode fazer academia?
Postado em: 21/09/2022
A condromalácia é a degeneração da cartilagem presente nas articulações, e pode ocorrer em qualquer articulação do corpo. Devido a sua frequência na cartilagem da patela, esse termo é associado à condromalácia patelar.
Dor na parte anterior (da frente) do joelho, atrás ou em volta da patela é o principal sintoma da condromalácia patelar. Ela costuma surgir após passar muitas horas dirigindo, subir ou descer escadas e até levantar de uma cadeira. É comum ocorrer estalidos, crepitações e, em alguns casos, edema no joelho.
A partir dos 25 ou 30 anos é comum um paciente fazer ressonância magnética e mostrar algum grau de desgaste na cartilagem. Nem sempre é possível identificar a causa exata da lesão, que pode estar relacionada à anatomia, histologia e fisiologia do joelho do indivíduo. Isso gera uma fricção crônica entre a patela e o fêmur, provocando a degeneração da cartilagem.
Fraturas da patela, trauma local ou deformidades anatômicas também podem favorecer o aparecimento da condromalácia patelar. Essa condição costuma progredir lentamente, principalmente se não forem tomadas medidas preventivas.
A pessoa que tem condromalácia precisa fazer exercícios bem feitos para fortalecer os músculos, melhorar a estabilidade da articulação, diminuir a sobrecarga e, assim, evitar dor na região.
Você sente dores no joelho? Faça uma avaliação com o Dr. Luiz Gabriel Guglielmetti, especialista em Joelho.