Trombose venosa profunda após cirurgias do joelho

Toda cirurgia é um fator de risco para trombose venosa profunda (TVP), por dois motivos principais:

1- Período de imobilismo;

2- Cascata inflamatória gerada pelo processo cirúrgico.

No caso das cirurgias do joelho, existe mais um fator importante, o edema e processo inflamatório local no membro operado. Portanto temos uma dificuldade de retorno venoso por conta de edema e temos então mais um fator de risco para a TVP.

Por conta desses fatores, medidas preventivas são adotadas. Existem medidas mecânicas (meia elástica, mobilização precoce, elevação do membro e compressão pneumática) e químicas (medicações anticoagulantes).

Quais as medidas que serão adotadas dependem do porte da cirurgia e fatores do paciente.

Pacientes jovens, sem comorbidades que aumentam as chances de TVP, exigem poucas medidas preventivas.

Já pacientes com fatores de risco (idade, obesidade, utilização de hormônios, tabagismo…) ou cirurgias de grande porte (longas, agressivas, como artroplastia de joelho), exigem mais medidas preventivas.

A chance de ocorrência de TVP em cirurgia do joelho não é tão baixa, porém a grande maioria das TVPs são pequenas, sem repercussões clínicas importantes e de fácil tratamento. O problema é maior e mais grave quando ocorrem TVPs grandes, principalmente quando o trombo sai da veia e vai para o pulmão. Pequenos trombos nada causam no pulmão, porém trombos maiores podem obstruir áreas importantes pulmonares e causarem repercussões respiratórias. Embolias maciças podem inclusive levar ao óbito, porém são bem pouco frequentes.

Visto todos os dados acima, é fundamental em toda cirurgia de joelho uma avaliação de risco de tromboses e a aplicação das medidas preventivas seguindo os protocolos já bem estabelecidos.