O procedimento é realizado no consultório, não necessitando de cuidados como jejum, alimentação específica, uso de medicações etc.
A infiltração é realizada com a utilização de agulha simples e delicada. O procedimento dura menos de 1 minuto, e geralmente o paciente sente alguma dor somente no momento que a agulha penetra a articulação. Em alguns casos, há também dor durante a infiltração da medicação, porém é rápido e melhora após a infiltração.
Após o procedimento, o paciente sai da maca caminhando, geralmente sem dor, e já está apto a deixar o consultório andando. Recomendo utilizar algum analgésico ou anti-inflamatório nos 3 primeiros dias, realizar compressas de gelo e evitar atividade física nesses 3 primeiros dias, pois a presença do ácido na articulação neste período inicial pode gerar algum processo inflamatório.
Após estes 3 primeiros dias, o paciente geralmente não tem queixas, e segue com a vida normalmente. Reações alérgicas ao ácido podem ocorrer, porém são raras e não deixam sequelas. Infecção pela inoculação de bactérias no momento da infiltração é um evento extremamente raro.