HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta: das 7h30 às 19h30
(11) 94470-7006
Brooklin
(11) 97056-8157
Jardim Paulistano

O joelho é uma articulação do corpo humano formada pela extremidade distal do fêmur, pela extremidade proximal da tíbia e pela patela (rótula). 

Ele ainda possui ligamentos que estabilizam a articulação, auxiliados pelos meniscos (interno ou medial e externo ou lateral), que estabilizam o joelho e amortecem os impactos sobre as cartilagens. 

São diversos os fatores que podem gerar problemas nos joelhos,  sendo tratados por ortopedista especialista em joelho.

Algumas das lesões mais comuns nos joelhos são: lesões  do LCA (ligamento cruzado anterior), lesões de cartilagem, luxação patelar, condromalácia patelar, artrose, tendinite patelar e quadriceptal, síndrome do corredor e lesões do menisco.

imagem ortopedista joelho | Ortopedista Especialista em Joelho Dr. Luiz Gabriel | Atendimento de Alto Padrão em Ortopedia do Joelho. Realização de Cirurgias e Procedimentos. Experiência e Dedicação. Resultados Precisos.

Principais lesões do joelho

Sabemos que o joelho é uma das áreas que mais sofrem lesões diretas ou indiretas e, para mantê-lo saudável é necessária a estabilidade da articulação. 

Os ligamentos são os estabilizadores primários para a translação anterior e posterior, angulação em varo e valgo, e para a rotação interna e externa da articulação do joelho.

Entre as principais lesões tratadas por um ortopedista do joelho:

 

Artrose

A artrose do joelho é um processo de desgaste da cartilagem que reveste as extremidades ósseas, causando dor e desconforto. 

Por suportarem um grande peso ao longo do dia, é normal que a cartilagem (responsável pelo deslizamento, sem atrito, entre as extremidades dos ossos do joelho) tenha um desgaste com o passar do tempo.

A artrose acomete, geralmente, pessoas com mais de 65 anos e mulheres, que apresentam estrutura óssea mais delicada em comparação ao sexo masculino.

Os sintomas da doença iniciam com o cansaço e inflamação nos joelhos. Depois, há o inchaço, resultado do processo inflamatório da membrana que recobre a articulação do joelho. Por fim, a perda progressiva do movimento, impedindo o paciente de andar.

A artrose não tem cura, mas alguns tratamentos indicados por um ortopedista do joelho colaboram para a redução da dor e manutenção do movimento. Isso inclui desde medicação, terapias, até infiltrações e procedimentos cirúrgicos.

 

Síndrome patelo-femoral (condromalácia)

A condromalácia é caracterizada pelo desgaste da cartilagem do osso da patela (ou rótula), localizado na frente do joelho. Ela pode ser relacionada a fatores anatômicos e uma das causas mais recorrentes é a sobrecarga no joelho.

Podemos citar entre os principais sintomas dessa lesão a dor leve ao redor ou sob a rótula, que piora ao descer escadas ou rampas, durante e após a prática esportiva ou após ficar muito tempo sentado. Além de inchaço, ruídos ao se movimentar e ardência.

O tratamento com fisioterapia indicado por um ortopedista do joelho pode auxiliar no fortalecimento muscular, além de exercícios de propriocepção.

 

Cisto de Baker

O cisto de Baker, também chamado de cisto poplíteo, é uma lesão benigna, caracterizada pelo acúmulo de líquido em uma pequena bolsa que surge atrás do joelho, formando um cisto, que se apresenta como um nódulo abaixo da pele.

Em muitos casos ele chega a ser palpável e até visível e pode provocar dor e dificuldade de movimentação do joelho.Geralmente, o cisto de Baker é resultante de problemas do joelho, como artrite ou ruptura do menisco, que fazem com que o joelho produza muito líquido lubrificante.

Em alguns casos não apresenta sintomas, mas as pessoas podem ter uma protuberância e sensação de aperto atrás do joelho, além de inchaço, nódulo ou rigidez das articulações. 

O tratamento, quando necessário, consiste em tratar a condição que o causou. Raramente há a necessidade de retirá-lo cirurgicamente.