É comum ter dor após colocar uma Prótese de Joelho
Postado em: 03/07/2023
É comum ter dor após colocar uma Prótese de Joelho?
Dor após a prótese de joelho é algo comum, porém geralmente a dor é muito menos intensa do que era antes de colocar a prótese. A dor pode ser simplesmente por conta de não se tratar de um joelho normal, de leve intensidade e esporádica, sendo tratada com fortalecimento muscular e analgésicos esporádicos.
Porém, a dor também pode ser relacionada a alguma complicação após a cirurgia. A infecção (presença de bactérias no joelho que infectam a articulação e aderem na prótese), por exemplo, causa dor.
As bactérias que infeccionam a cirurgia de prótese geralmente estavam presentes na pele do paciente. Outra possibilidade é a infecção causada por bactérias do ambiente hospitalar.
Existe também a possibilidade da bactéria se alojar no joelho meses ou anos após uma cirurgia inicialmente sem infecção. É o que chamamos de infecção tardia, causada por germes que estão na circulação sanguínea do indivíduo por outras causas, mas que acabam se alojando no joelho.
O principal sintoma da infecção é a dor. Ela pode acontecer de forma súbita e intensa, ou pode ser uma dor leve e durar meses até o diagnóstico.
No caso de infecção, o tratamento precisa ser o quanto antes, com limpeza da articulação ou retirada da prótese.
Outra causa de dor é a soltura da prótese. Isso pode acontecer pode soltar pelo tempo de uso, na interface cimento prótese ou na interface cimento osso.
Uso excessivo (impacto exagerado), peso elevado do paciente, doenças reumáticas e osteoporose são fatores que acreditamos que aumentem a chance da prótese soltar antes do esperado. Erros técnicos na colocação também podem influenciar a soltura (eixo do membro, equilíbrio de partes moles e tamanho dos componentes).
Outra importante causa de soltura é a infecção, causada por bactérias que podem aderir à prótese durante o procedimento cirúrgico ou após, pela corrente sanguínea. É o que chamamos de soltura séptica, diferente da soltura asséptica citada no parágrafo anterior. Uma vez que a prótese esteja solta, o joelho fica doloroso, necessitando a troca desse recurso.
Existem dores que não identificamos a causa. Geralmente elas são de leve intensidade, sem a necessidade de trocar a prótese. Joelhos com grandes deformidades antes da cirurgia, que requerem grandes correções, tendem a apresentar mais sintomas após a operação.
Como citado anteriormente, porêm, quando comparamos a dor prévia à cirurgia com a dor após, a dor prévia geralmente é muito mais intensa e o paciente fica muito satisfeito com a colocação da prótese.
🔴 Está gostando do conteúdo? Clique no link e se inscreva no canal: http://bit.ly/YoutubeDrLuiz
📞 Agende uma Consulta
WhatsApp: http://bit.ly/ConsultaDrLuiz
👉 Área de atuação:
Lesões de ligamentos do joelho, lesões meniscais, cartilagem, condromalácia, artrose, prótese de joelho, instabilidade da patela.
Consultório: 944707006 – Campo Belo – São Paulo – SP
Instituto Salute: 970568157 – Jardim Paulista – São Paulo – SP
✔️ Gostou deste vídeo?
—————————-
💬 Deixe seu comentário
➕ Compartilhe com seus amigos
👣 me siga nas redes sociais
—————————-
✅ Contatos:
➡️ Site: http://www.drluizgabriel.com.br
➡️ WhatsApp: http://bit.ly/ContatoDrLuizGabriel
☑️ Instagram: http://bit.ly/InstagramDrLuizGabriel☑️ Facebook: http://bit.ly/FacebookDrLuizGabriel