Pode viajar de avião após cirurgia do joelho?

Toda cirurgia é um fator de risco para trombose venosa profunda (TVP), por dois motivos principais:

1- Período de imobilismo;

2- Cascata inflamatória gerada pelo processo cirúrgico.

No caso das cirurgias do joelho, existe mais um fator importante, o edema e processo inflamatório local no membro operado. Portanto temos uma dificuldade de retorno venoso por conta de edema e temos então mais um fator de risco para a TVP.

O avião é mais um fator de risco para TVP, já que ficamos muito tempo na mesma posição com o joelho fletido (imobilismo) e por uma diminuição da pressão dentro do avião, deixando a nossa pressão interna maior em relação à pressão externa. Por esse motivo que é comum sentirmos os pés inchados ao final do voo.

Portanto realizar um voo poucos dias após uma cirurgia ortopédica aumenta o risco de trombose.

É evidente que o risco depende do porte da cirurgia, condições do paciente e das características do voo (longa x curta duração e poltrona apertada x confortável).

Generalizando, geralmente recomendamos não voar nas 4 semanas após a cirurgia. Se voar, utilizar meia elástica de média compressão, e alguns casos recomendamos utilizar medicações anticoagulantes. Mas evidentemente essas recomendações variam conforme a cirurgia realizada, condições clínicas do paciente e características do voo.