HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta: das 7h30 às 19h30
(11) 94470-7006
Brooklin
(11) 97056-8157
Jardim Paulistano

Quando considerar a cirurgia para Artrose do Joelho

Postado em: 26/08/2024

A Artrose do Joelho afeta milhões de pessoas ao redor do mundo, especialmente idosos. A decisão de optar pela cirurgia não deve ser tomada de ânimo leve, sendo essencial discutir todas as suas opções com um especialista. 

Agendar uma consulta para avaliar seu caso pode ser o primeiro passo para uma vida sem dor. A seguir, porém, vou trazer um resumo de quando a operação pode ser considerada!

Entendendo a Artrose do Joelho

A Artrose do Joelho, também conhecida como osteoartrite, é caracterizada pela degeneração da cartilagem articular, acompanhada de alterações no osso subjacente e na borda da articulação. 

Com o tempo, o joelho perde sua capacidade de se movimentar suavemente, resultando em dor, rigidez e, em alguns casos, inflamação visível.

Sintomas comuns incluem:

  • Dor que piora ao final do dia ou após atividade física;
  • Sensação de atrito, crepitação e estalos ao movimentar o joelho.
  • Episódios de edema articular.

Cada caso deve ser avaliado particularmente por especialistas para a identificação do melhor tratamento. Você pode agendar um horário para conversarmos pessoalmente!

Quando a cirurgia para artrose é recomendada?

A cirurgia do joelho é geralmente considerada diante de alguns cenários principais:

  • Artrose com lesão meniscal sintomática ou com corpo livre (com pedaço de osso dentro da articulação).
  • Situações de deformidade significativa.
  • Casos em que há desgaste e dor intensa.

Em muitos casos, porém, a cirurgia não é necessária. 

Fazem parte do tratamento medidas como fisioterapia, medicações para “proteger a articulação”, infiltrações de medicamentos e perda de peso.

Tipos de cirurgia para artrose do joelho

Existem diferentes tipos de cirurgias disponíveis, dependendo da severidade da sua condição e saúde geral. Os principais são:

  • Artroscopia: Procedimento minimamente invasivo que pode ser considerado nos casos de artrose com lesão do menisco ou corpo livre.
  • Osteotomia: Procedimento que altera o alinhamento do joelho, sendo considerado em casos de artrose com deformidade significativa.
  • Artroplastia total do joelho: Cirurgia de substituição da articulação do joelho por uma prótese, que pode ser considerada em casos de desgaste e dor intensa.

Venha conversar mais detalhadamente sobre suas alternativas! 

Preparando-se para a cirurgia

Se a cirurgia for a melhor opção para você, preparar-se adequadamente pode ajudar a garantir o sucesso do procedimento e uma recuperação mais rápida:

  • Consulta pré-operatória: Essencial para discutir expectativas, potenciais riscos e o plano de recuperação. É o momento ideal para tirar todas as suas dúvidas. Também são avaliadas aqui questões como o arco de movimento do joelho e os níveis de inchaço e dor, que são considerados para avaliar se a cirurgia realmente é viável.
  • Realização de exames: São pedidos exames de sangue, exames cardíacos e outros específicos se forem necessários de acordo com particularidades do paciente.
  • Preparo físico: Fortalecer os músculos ao redor do joelho antes da cirurgia pode melhorar os resultados pós-operatórios. Fazer fisioterapia pode ser muito interessante.
  • Planejamento da recuperação: Organizar a casa para evitar a necessidade de subir escadas e garantir que haja suporte durante a recuperação inicial.

Optar pela cirurgia de artrose no joelho é uma decisão que deve ser tomada com cuidado e orientação profissional. Se você está enfrentando sintomas severos, agendar uma consulta é o seu próximo passo. 

Marque seu horário para discutirmos suas opções ou visite o site para mais informações! Estou aqui para guiá-lo pelo melhor caminho para recuperar sua mobilidade e conforto.

Luiz Gabriel Guglielmetti
Ortopedista de Joelho
CRM SP-117180

Leia também:

Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.